IRPF - Declarando Bonificações de Ações

Bonificação de Ações são os lucros que a empresa teve em um determinado exercício que não foi distribuídos aos acionistas, e acabou sendo transferido para a conta de reservas do patrimônio liquido da empresa. 

Em um momento futuro a empresa transfere os lucros da conta reserva de lucros para o capital social, através da emissão de novas ações. Dessa forma ao invés de distribuir os lucros em dinheiro a empresa distribuiu com novas ações, aumentando a quantidade de ações em circulação no mercado

Somente tem  direito a receber bonificações de ações, os acionistas que tinham em sua carteira ações da empresa um dia antes da data de ex bonificação. Essa data é estipulada pela empresa e divulgada ao mercado, podendo variar de empresa para empresa.

Ao receber as bonificações das ações devemos prestar atenção ao custo médio, pois ela entrara em nosso estoque da carteira daquele ativo e afetara o nosso preço médio da ação que acaba influenciando no momento da venda para determinar o lucro corretamente. O custo médio será sempre repassado pela relação de investidores da empresa ao mercado geral, podendo ter custo médio de até 0.

Exemplo 1 - Investidor possui 100 ações de uma empresa e ocorre uma bonificação de ações em 20%. Assim o investidor receberá 20 novas ações, ficando com um saldo de 120 ações da empresa.

Exemplo 2 - Investidor possui 126 ações de uma empresa, e ocorre uma bonificação de ações em 20%. Dessa forma o investidor teria direito a receber 25,2 ações. Porém como a fração minima é de 1, ele irá receber 25 ações. A parte fracionada dele, 0,2 ações, sera vendida através de leilão na Bolsa de Valores e creditada em dinheiro o valor referente ao fracionamento das ações.


Declarando as Bonificações de Ações

Em 07 de fevereiro de 2018, o Banco Bradesco divulgou uma Assembleia Extraordinária a ser feita no dia 12 de março de 2018, para deliberar aumento de capital social no montante de 8.000.000.000,00 (bilhões de reais). O banco informa que o custo atribuído as ações bonificadas é de R$ 13,095514641.

1 - Abra o programa do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física 2018
2- No lado esquerdo - clique em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
3 - No lado direito - clique no botão novo



4 - Selecione o Tipo de Rendimento 18 - Incorporação de Reservas ao Capital / Bonificação de Ações.





5 - No campo Titular do Beneficiário selecione a opção de Titular ou Dependente

6 - No campo CNPJ da Fonte Pagadora, digite o CNPJ da empresa que irá emitir novas ações

7 - No campo Nome da Fonte Pagadora, digite o nome da empresa

8 - No campo Valor, digite o valor correspondente as bonificações de ações

No nosso exemplo, de bonificação de ações da empresa Bradesco ela informa que o custo médio é de R$ 13,09. Pegaremos o custo médio e multiplicaremos pela quantidade de ações que iremos receber, assim obteremos o valor correspondente as bonificações de ações. Todas essas informações a fonte pagadora lhe fornecera.


6 comentários

Excelente trabalho!
Abraço

Reply

Obrigado Uorrem Bife

Essa semana vai sair mais,
Vou esperar segunda eles divulgarem o programa do Imposto de Renda,
Pra fazer novos posts,
Pois teve algumas modificações.

Abraços

Reply

Excelente explicação bem didática.

Abraço e bons investimentos.

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.

Excelente conteúdo.
Uma dúvida...
Tenho 1500 FIBR3. a suzb3 comprou a empresa.... devo recolher IR das acoes que a SUZB3 pagar em dinheiro? (Comprei a 38.00... a suzb3 irá pagar pouco mais q 50.00 por cada fibr3).

Abraço

Reply

Postar um comentário